Relógio

sábado, 22 de setembro de 2012

A cor da saudade

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro encantado.
Ele era encantado por duas razões: 
Não vivia em gaiolas, vivia solto, 
Vinha quando queria, quando sentia saudades... 
E sempre que voltava, suas penas tinham cores diferentes,
As cores dos lugares por onde tinha voado.
Certa vez voltou com penas
Imaculadamente brancas, e contou histórias de montanhas 
cobertas de neve. 
Outra vez, suas penas estavam vermelhas, e contou histórias de desertos incendiados Pelo sol. 
Era grande a felicidade quando eles Estavam juntos. 
Mas, sempre chegava a hora do pássaro Partir... 
A menina chorava e implorava: 
- Por favor, não vá. 
Terei saudades, vou chorar. 
- Eu também terei saudades - dizia o Pássaro - mas vou lhe contar um segredo! Eu só sou encantado por causa da Saudade. É ela que faz com que minhas Penas fiquem bonitas... 
Senão você deixará de me amar.
E partiu. 
A menina, sozinha, chorava. 
Uma certa noite ela teve uma idéia: e se o Pássaro não partir? 
Seremos felizes para sempre! Para ele Ficar, basta que eu o prenda numa gaiola. 
E assim fez. 
A menina comprou uma gaiola de prata, 
A mais linda que ela encontrou. 
Quando o pássaro voltou, eles se Abraçaram, ele contou histórias e Adormeceu. 
A menina aproveitou o seu sono e o Engaiolou. 
Quando o pássaro acordou deu um grito 
De dor. 
- Ah ! O que você fez? Quebrou o encanto. Minhas penas ficarão feias e eu me Esquecerei das histórias. 
Sem a saudade, o amor irá embora...
A menina não acreditou...
Achou que ele se acostumaria. 
Mas, não foi isso o que aconteceu. 
Caíram as plumas e as penas Transformaram-se em um cinzento triste. 
Não era mais aquele o pássaro que ela Tanto amava... 
Até que ela não mais agüentou e abriu a Porta da gaiola. 
- Pode ir, pássaro - 
Volte quando você quiser... 
- Obrigado - disse o pássaro - irei e voltarei Quando ficar encantado de novo. 
Você sabe, ficarei encantado de novo Quando a saudade voltar dentro de mim 
E dentro de você. 
Quantas vezes aprisionamos a quem Amamos, pensando que estamos fazendo o melhor? 
Pense. Deixar livre é uma forma singela 
de ver, ter... 
Direcione o seu amor não para a prisão e sim para a conquista, sempre.

(Desconheço a autoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário