Relógio

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Manual do Homem Imperfeito

tumblr_ldmz7cerPu1qa4mwlo1_500_large

Homem perfeito não existe.
Aliás, ele nem precisa ser perfeito. O que acontece é que, depois de fazer tudo por uma mulher, mover mundos, fundos e montanhas, ele cansa. Aí, acaba começando a tratar todas da mesma forma. Sem conseguir viver o grande amor que sonhou – sendo lá pelo motivo que for – ele acaba desiludido. Em resposta a esse mundo em que o amor lhe é tolhido, ele resolve ser cafajeste. E, segundo algumas mulheres, quanto mais cafajeste melhor.
Ele não vai precisar abrir as portas, fazer agrados e outros mimos. Quando a mulher gosta dele, mesmo que sem valer um único tostão furado, ele pode até errar, mas assim como dito no primeiro parágrafo, ela também cansa. Surge, então, a situação em que só se valoriza depois que perde. A lição? Até de quem não se gosta é preciso dar atenção e carinho (educação, no mínimo) se gostar da gente. Pode ser que tudo mude de figura.
Pedir perdão não é errado. Errado é ficar todo orgulhoso com a saudade nas mãos, o amor no peito e aquele ar de superior dizendo que fez tudo certo quando, se sabe, só se fez cagada. Às vezes, pede-se perdão por algo que o outro errou, mas só pra fazer as pazes. Ficar de bem vale muito mais do que uma noite mal dormida por conta de um desentendimento ou uma briga à tôa. O que pode durar uma vida toda não vale à pena ser jogado fora por conta de uma noite.
Até o homem mais romântico também procura aventura. Não é porque ele é Shakespeare e declama poesias no seu ouvido que ele não pode querer só ir pra cama contigo. Aliás, não é porque ela é moça de família e bem criada que ela também não possa ter as vontades do corpo e só desejar uma noite. Sexo faz parte. Na maioria das vezes, é um dos maiores detalhes de uma relação. E pode ser que seja só isso.
Ah, nenhuma relação sobrevive só de sexo. Nem sem ele.
Outra coisa. Se der medo de se entregar, analise as possibilidades. Acha que vai se ferrar? Pula fora. Acha que vale? Vai fundo. Pior do que ficar naquele chove não molha é fiar indeciso. Algumas pessoas mudam. Nenhum passado diz como vai ser o futuro. Acredite que ela tenha mudado. Mude se for preciso. Mas mude por você e pra ser definitivo. Continue mudando se preciso. Ninguém o mesmo. Talvez de um dia pro outro, mas nunca de ano em ano. Estamos em constante evolução. E pode ser que uma mulher chegue para mostrar tudo que você precisa mudar.
Saudade? Procura. Vontade? Procura. Errou? Desculpa. Acertou? Não fez mais que a obrigação. Cativou? É sua responsabilidade. Quer? Corre atrás. Não quer? Sinceridade. Ela não pode? Respeita. Ela faz charme? Vai até onde for conveniente, ninguém precisa aturar “doce”. É comprometido? Seja comprometido. Quer impressionar? Só uma rosa é pouco. É só um rostinho bonito? Que pena.
Não é preciso cozinhar, escrever poesias, tocar violão, cantar, conversar papos cabeça, ser atlético, saber tirar fotos, ter uma boa oratória, agradar os pais, gostar de gatos, ter todos os dentes, ter um passado perfeito, ter um futuro brilhante, estar num presente bom, jogar bola, ser sensível, gostar de filmes antigos, mpb, John Mayer, pizza de alho. Nada disso. Muito pelo contrário. Quanto mais coisas se puder aprender a gostar e a fazer com o outro, melhor se torna a parceria.
É CLARO QUE COISAS EM COMUM TAMBÉM SÃO BOAS, NÉ!
É preciso ser sincero. Ainda que eu não tenha sido um adepto praticante dessa religião durante um tempo, acredito hoje mais do que nunca e sem dúvida que é o melhor caminho. Sendo sincero consigo e com o outro, tudo corre melhor. Por mais dolorida que seja a verdade. Por mais que o “não sei” seja verdade. O “não” e o “sim” devem estar presentes. Quer? É sim ou não. Não uma teoria de como poderia ser se tivesse acontecido tal coisa.
Não existe manual.
Tudo que está aqui é só um pouco do que acho que precisa ser feito e como se deve agir. Nem sempre eu fui santo, mas tive que ver muita gente chorar sem merecer desperdiçar uma lágrima por minha causa pra aprender. Acho que decifrar o que sente e saber como lidar com as expectativas é fundamental. O “seja você mesmo” nunca esteve tão na moda. Numa época em que muita gente copia tentando ser o que não é, os autênticos se sobressaem.
(Lacombre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário