Relógio

sábado, 24 de março de 2012

O Ferreiro


 

"Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude 
cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus.

Durante muitos anos trabalhou com afinidade, 
praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, 
nada parecia dar certo na sua vida.
Muito pelo contrário:
Seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara , e que se compadecia de sua situação difícil , comentou:

- "É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus,
sua vida começou a piorar.
Eu não desejo enfraquecer sua fé,
mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado".
O ferreiro não respondeu imediatamente.
Ele já havia pensado nisso muitas vezes,
sem entender o que
 acontecia em sua vida.
Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta,
começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava.

Eis o que disse o ferreiro:
- "Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado 
e preciso transformá-lo em espadas.
Você sabe como isto é feito?

Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal,
até que fique vermelha.
Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça
adquira a forma desejada.

Logo, ela é mergulhada num balde de água fria
 e a oficina inteira
se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala 
e grita por causa da súbita mudança de temperatura.
Tenho que repetir esse processo até conseguir 
a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente".
O ferreiro deu uma longa pausa,
acendeu um cigarro e continuou:

"As vezes, o aço que chega até minhas mãos
não consegue aguentar esse tratamento.
O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras.
E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.
Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria."

Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:
"Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições.
Tenho aceito as marteladas que a vida me dá,
e às vezes sinto-me tão frio e insensível
como a água que faz sofrer o aço.

Mas a única coisa que peço é:
"Meu Deus, não desista,
até que eu consiga tomar a forma
que o Senhor espera de mim.

Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser
- Mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

(Autor Desconhecido).








 







2 comentários:

  1. O Sábio recebeu a visita de um homem que dizia já não amar a sua esposa e que pensava em separar-se.
    O Sábio ouviu... Olhou-o nos olhos, disse apenas uma palavra e calou-se: Ame-a.
    Mas eu já disse: Não sinto nada por ela!
    Ame-a, disse novamente o sábio.
    E percebendo o desconforto do homem, depois de um breve silêncio, o sábio explicou: Amar é uma decisão, não um sentimento; Amar é decisão e entrega,
    Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.
    O amor é um exercício de jardinagem: Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.
    Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim.
    Ame o seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê-lhe afeto e ternura, admire-o e compreenda-o.
    Isso é tudo. Ame!
    A inteligência sem amor, faz-te perverso;A injustiça sem amor, faz-te implacável;A diplomacia sem amor, faz-te hipócrita;O êxito sem amor, faz-te arrogante;A riqueza sem amor, faz-te avaro;A docilidade sem amor, faz-te servil;A pobreza sem amor, faz-te orgulhoso;A beleza sem amor; faz-te ridículo;A autoridade sem amor, faz-te tirano;O trabalho sem amor, faz-te escravo;A simplicidade se amor, deprecia-te;A oração sem amor, faz-te introvertido;A lei sem amor, escraviza-te;A política sem amor, deixa-te egoísta;A fé sem amor, deixa-te fanático;A cruz sem amor, converte-se em tortura;
    A vida sem amor... não tem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras sábias.
      Amar é o que dá sentido a vida...
      A nossa vida.

      Excluir