Relógio

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dicas práticas para você cuidar de sua casa

GELADEIRA


Sempre que lavar ou limpar internamente as paredes da geladeira, use apenas bicarbonato de sódio em água. Além de limpar, tira qualquer cheiro existente. Mas se não houver tempo para limpar, basta colocar em uma das prateleiras uma caixa aberta de bicarbonato de sódio. Este absorverá odores, deixando ainda um cheirinho agradável que durará até a semana seguinte.
Para que alimentos mais fortes não espalhem o odor e o sabor, misturando-os aos de outros alimentos, deixe constantemente dentro da geladeira qualquer um dos seguintes itens:
- Um pedaço de carvão – este ajuda também a absorver a umidade;
- 1 xícara de pó de café fresco, sem ser usado, durante algumas horas;
- Rodelas de batata crua. Estas terão que ser substituídas várias vezes, dependendo do tamanho.
- Algumas folhas de louro também fazem desaparecer o cheiro desagradável da geladeira.
- Coloque dentro da geladeira um recipiente contendo um pouco de baunilha (essência de baunilha que se usa para doces); ou
- Coloque um pires contendo um pouco de fermento em pó.



















MÁQUINA DE LAVAR


Ao lavar suas roupa na máquina, nunca ponha mais do que 1 copo de sabão dentro dela, pois o excesso prejudica a lavagem. Mas, se a espuma for excessiva, disperse o excesso acrescentando 2 colheres (sopa) de vinagre ou de sal na água.




ROUPAS LAVADAS A MÃO


Antes de lavar uma cortina pela primeira vez, deixe-a ficar de molho, por algumas horas, em água e sal. As cortinas brancas e levas são lavadas em água morna, sabão em pó e um pouco de amônia, misturados. Deixe de molho e, à medida que a água vai se sujando, repita a operação, até que a água saia limpa. Na água que usar para enxaguar a cortina, ponha um goma leve, feita com uma colher (sobremesa) de polvilho para 1 litro de água. Para as cortinas grossas e redes faça o mesmo procedimento, mas excluindo a goma.


Cortina do box - Para que sua cortina do banheiro não fique com o plástico endurecido, lave a com água quente.






PERSIANAS


Para uma limpeza normal, nada melhor do que esfregar um pano molhado em álcool. Se elas forem tiradas para uma boa lavagem, pendure-as enquanto suas tiras e fitas estiverem ainda molhadas. Assim, elas não vão encolher. Se acontecer de as tiras ficarem amareladas, passe nelas uma graxa líquida branca para sapatos. Os cordões também ficarão mais resistentes se forem untados com parafina.




LIMPAR ESPELHOS


Uma boa fórmula para limpar espelhos (e vidraças):
- 1 medida de água (copo, por exemplo)
- 1 medida de álcool
- 1 medida de querosene
Misture bem, coloque num vidro bem fechado e agite bem sempre que for usar. Além de deixar o espelho brilhando, vai impedir a a aproximação de qualquer inseto. 
Espelho embaçado - Para evitar que após o banho quente os espelhos fiquem embaçados e manchados pelo vapor da água quente do chuveiro, esfregue-os com um pano ligeiramente úmido embebido em glicerina.





PIAS


Experimente jogar um punhado de bicarbonato de sódio e, em seguida, jogue por cima ½ xícara (chá) de vinagere. Tampe a pia por 20 minutos.



RALOS


Derrame no ralo da pia uma garrafa de refrigerante (tipo cola). Ajuda a manter o ralo desentupido.




FOGÃO


Dentro do forno frio, coloque um prato contendo ½ xícara (chá) de amônia. Feche imediatamente a porta do forno, deixando-a agir por algum tempo. Depois retire o prato do forno e proceda a limpeza normal - a gordura e a sujeira terão se soltado com o vapor da amônia. 
Dica: Deixar esfriar bem antes de começar sua limpeza, fará com que o esmalte do fogão não se desgaste.













MICROONDAS


Jamais use esponja de aço ou outro abrasivo na limpeza. Para limpeza interna use umas das seguintes opções:
- Passe um pano ou algodão umedecido em álcool; ou
- Umedeça um pano sintético para limpeza, coloque um pouco de bicabornato e passe por todo o forno;
- E para uma limpeza maior, basta deixar dentro do forno 1 copo com água e ligar o forno por 3 minutos para fazer umidade. Depois, passe papel ou pano umedecidos e seque logo em seguida. 

Atenção: A limpeza só deve ser feita com o forno apagado e frio.











CASA


Antes que entrem em sua casa, espante-as plantando hortelã ou tanaceto perto da porta da cozinha.



MOSQUITOS PELA CASA


Alguns pedaços de limão já bem passados e mofados afugentam as formiguinhas. Se os insetos se espalharem pelos cômodos de sua casa, junte alguns pedaços de pano velho (não serve papel), coloque no chão próximo ao local onde elas se agrupam e ateie fogo. A fumaça que desprende do pano queimado fará com que sumam imediatamente. Se achar arriscado, você também pode espalhar pela casa alguns pedaços de cânfora embrulhados em pano úmido.



FORMIGAS PELA CASA


Doces e açucar - Coloque no armário ou onde elas se agrupam um pouco de tabaco picado. Na lata de açucar, coloque um pedaço de algodão embebido em álcool. 






BARATAS PELA CASA


Vai cozinhar ou fritar batatas? Ao invés de jogar as cascas no lixo, coloque-as numa assadeira e leve ao forno até que fiquem torradas e queimadas (ficam com aspecto de biscoito). Espalhe por sua casa pelos pontos onde as baratas mais se agrupam. Se elas chegam até sua residência pelo ralo ou esgoto, derrame todas as noites um pouco de querosene nesses lugares. Adeus, baratinhas indesejadas!


Nos armários - Se aparecerem formigas, coloque um pouco de pó de café usado nos cantos do armário;






DICA GERAL; SE OS ARMÁRIOS BRANCOS, GELADEIRA, FREEZER, MICROONDAS FICAREM MEIO AMARELADOS ESFREGUE VINAGRE DE MAÇÃ QUE VOLTAM A TER A COR NORMAL





Nenhum comentário:

Postar um comentário